51 3473.0033 / 21 2747.1303

Na cidade de Bristol, uma das maiores da Inglaterra, um projeto ambicioso vem chamando atenção. Realizado por um grupo de empreendedores sociais locais, o projeto tem como foco oferecer novas oportunidades a moradores de rua através da transformação de container marítimos em acomodações provisórias.

Dezenas de containers estão sendo transformados em ambientes completos e confortáveis que servirão de moradia por cerca de um ano para quem, até então, estava dormindo nas ruas da cidade. Esta é uma iniciativa da ONG Help Bristol’s Homeless e conta com o apoio de diversas empresas locais.

Segundo Jasper Thompson, fundador da ONG, o que faz deste projeto ainda mais único é o fato de que a transformação dos containers está sendo feita pelos próprios moradores de rua, que recebem treinamentos específicos de capacitação, tornando-os aptos para trabalhar não somente neste projeto mas também conseguir bons empregos no futuro. É uma ação coletiva onde todos os envolvidos se auto motivam e colhem frutos.

Thompson nasceu na Jamaica, mas viveu no Reino Unido durante a maior parte da sua vida. Por volta de 2017, ele e sua esposa começaram a distribuir refeições para os moradores de rua de Bristol. Não demorou muito para que alguns voluntários se unissem para ajudá-los, o que os motivou a fazerem ainda mais.

Atualmente, cerca de 11 casas container já foram construídas. Cada acomodação possui sua própria sala de estar, cozinha, quarto e banheiro. E a ideia é que o projeto continue crescendo e transformando não só containers em casas, mas a vida de moradores de rua da cidade.