51 3473.0033 / 21 2747.1303

A rede multinacional de lojas e restaurantes IKEA resolveu inovar e utilizar construções em container marítimo de maneira diferenciada na Suécia. O que aparenta ser apenas um container comum quando visto pelo lado de fora, é na verdade uma estação de cultivo de verduras high-tech em seu interior.

Em cerca de 30m², são cultivados ao menos 3600 mudas de alface sem a utilização de solo ou pesticidas. Ao invés disso, a produção tem suas raízes em restos de comida coletados dos restaurantes que são transformados em nutrientes. Além disso, substituindo a luz solar, há luzes LED especiais nas cores azul e vermelho no interior dos containers que, unidas a um sistema de controle de temperatura sofisticado, fazem com que as verduras cresçam normalmente.

Aproximadamente, estão sendo produzidas cerca de 18kg de alface diariamente, o que resultará em 5 toneladas ao ano somente nestas “fazendas container”. Tudo que é produzido lá está sendo servido inicialmente para os funcionários de toda a rede IKEA, mas os planos são de que no futuro a empresa também possa introduzir estas verduras em seus restaurantes.

Esta iniciativa inovadora é apenas mais uma medida tomada pela empresa que está constantemente buscando maneiras de reduzir a emissão de gás carbônico.