51 3473.0033 / 21 2747.1303

Você já ouviu falar do Certificado Great Place to Work? Vem com a gente que hoje vamos te explicar sobre essa certificação que premia as melhores empresas para trabalhar!

Não tem discussão, não é mesmo?!

A importância das certificações para empresas, independente do ramo de atuação, é indiscutível! 

Afinal de contas, tais reconhecimentos dão às organizações um diferencial para que elas possam se destacar de outras empresas do mesmo segmento.

E, olha, falando em certificações, existem MUITAS certificações para empresas, que avaliam desde a qualidade do atendimento ao cliente à qualidade do produto ou serviço oferecido.

Inclusive, existe uma que avalia e premia empresas que proporcionam um bom ambiente de trabalho aos seus colaboradores, e esse é justamente o assunto do artigo de hoje!

Você sabe o que é o Certificado Great Place do Work?

Se você nunca ouviu falar disso, vem com a gente no artigo de hoje que nós vamos te contar o que você precisa saber sobre o este certificado que premia as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo. 

Mas antes, vamos por partes…

Saiba mais: Multinacional utiliza containers no cultivo de verduras!

O que é o Certificado Great Place to Work?

Quando se trata de qualidade no ambiente de trabalho, este é o certificado que você deverá observar enquanto cliente, e que deverá buscar enquanto empresário.

Traduzido para o português, ‘Great Place to Work’ significa, literalmente, ‘Melhores Lugares para Trabalhar’. Trocando em miúdos, esse é o nome dado ao certificado que premia e reconhece os melhores ambientes de trabalho em 61 países ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Porém, a organização não apenas premia os melhores ambientes de trabalho, como também oferece consultoria para empresas que desejam otimizar sua estratégia de negócios e promover ambientes organizacionais mais saudáveis.

De acordo com eles, seu objetivo é “Construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um ótimo ambiente para se trabalhar”.

Portanto, não é errado dizer que esta organização é autoridade global no mundo do trabalho e especialista em avaliar a transformar organizações em ótimos lugares para se trabalhar. Bacana, não é mesmo?!

Mas, afinal…

Saiba mais: Containers estão sendo transformados em abrigos para moradores de rua!

Quais são os critérios analisados para receber o Certificado Great Place do Work?

Primeiramente, é preciso entender que existem vários rankings desta premiação!

Por exemplo, micro e pequenas empresas não são o mesmo que empresas multinacionais, não é mesmo?! Por essa razão, existem premiações em diferentes níveis, como Nacionais e Mundiais, com critérios ligeiramente diferentes, tais como o número de funcionários.

Ah, e não podemos esquecer que existem muitas e muitas empresas nos mais variados ramos e segmentos de mercado. Entretanto, isso não afeta verdadeiramente os 2 mais importantes critérios para receber o certificado Great Place to Work…

Na verdade, os critérios para receber o certificado de Melhores Empresas para Trabalhar são relativamente muito simples. Dá só uma olhada:

  1. Atingir a amostra mínima de respondentes na pesquisa
  2. Atingir 70% ou mais na média de satisfação da pesquisa

Simples, não é?

A pesquisa é baseada em estudos comportamentais e organizacionais que medem a satisfação dos colaboradores da sua empresa. As perguntas contemplam, por exemplo, a confiança que seus colaboradores têm na sua empresa, o orgulho daquilo que fazem e a camaradagem com os colegas.

Caso 70% ou mais dos colaboradores da sua empresa estejam satisfeitos com o ambiente de trabalho, parabéns, sua empresa está apta para receber este o certificado Great Place to Work!

Vale lembrar que, tecnicamente falando, qualquer empresa pode receber este certificado.  Basta se inscrever e, é claro, corresponder aos critérios que citamos, o que nem sempre pode ser fácil…

Além disso, é válido lembrar que as premiações acontecem a cada ano. Isso significa dizer que o certificado tem validade de 1 ano apenas. Pode parecer estranho, mas se você parar para pensar, até que faz muito sentido, já que vivemos em um mundo organizacional de constantes mudanças! 

Ok, mas…

Saiba mais: Equipe Colmeia: Conheça a arquiteta Gabriela Soska!

Por que ter esse certificado é tão importante?

Talvez, a esta altura, você já tenha percebido a importância de conquistar esse certificado. Contudo, é possível que ainda esteja se perguntando: “por que, afinal de contas, ter esse certificado é tão importante para as empresas?

Bem, por muitas razões!

Primeiramente, é importante lembrar que já está comprovada a conexão entre cultura organizacional e performance dos colaboradores. Por exemplo, se a empresa foca apenas na performance, os colaboradores podem se sentir pressionados e estressados, e, portanto, tanto a performance quanto os resultados cairão.

Por outro lado, se a empresa foca apenas no bem estar dos colaboradores, é possível que os resultados da sua empresa fiquem para trás. Por isso, encontrar o equilíbrio é ideal!

Até porque, quando um colaborador, ou colaboradora, se sente feliz no ambiente de trabalho ele pode produzir até 10% mais!

E isso, meu amigo, pode refletir não apenas em resultados financeiros mais sustentáveis, mas também na diminuição da taxa de rotatividades de colaboradores da sua empresa.

Além disso, garante a visibilidade de seu negócio e marca no mercado, já que organizações que têm o Certificado de Melhores Empresas para Trabalhar costumam ser vistas como ambientes inovadores, confiáveis, ágeis e de alta performance.

Bem, e o que muda para os clientes dessas empresas?

Simples: um colaborador feliz atende melhor seus clientes, independente de trabalhar diretamente com atendimento ao público ou não. E todos nós gostamos de ser bem atendidos, não é mesmo?

Mas de tantas perguntas, ainda resta uma:

Saiba mais: Starbucks inaugura unidade feita com containers em Taiwan!

O que isso tudo tem a ver com o Grupo Colmeia?

Em uma palavra: TUDO!

Neste 2019 nós, do Grupo Colmeia, tivemos o enorme prazer de receber o Certificado de Melhores Empresas para Trabalhar no América Latina 2019!

Mas este é apenas o começo.

Nosso objetivo é seguir promovendo a inovação e sustentabilidade no setor de engenharia civil, além, é claro, de proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor e produtivo!

Saiba mais: Confira como foi a última edição do GTM Colmeia!

E você, já conhecia esta premiação das melhores empresas para trabalhar? Deixe seu comentário pra gente aqui embaixo!