51 3473.0033 / 21 2747.1303

O container marítimo é considerado um dos mais importantes no segmento de transportes e importações, principalmente pela longevidade e resistência no uso em longas viagens pelo mar. Além disso, a segurança promovida pelos modelos, feitos em aço, garantem que qualquer mercadoria seja transportada. Mas e na construção civil, eles cabem?

Sim, cabem, porém de uma forma diferenciada. A aplicação dos modelos marítimos exigem algumas adaptações internas, já que o uso será feito mais por pessoas do que mercadorias. Por isso, são necessários alguns cuidados importantes para garantir um uso adequado.

Dentro da construção civil, praticidade, segurança e longevidade são essenciais para garantir os melhores trabalhos. Todos eles podem ser conquistados com um container marítimo, através de alguns cuidados específicos. Veja-os a seguir.

Saiba quais são os cuidados mais importantes com container marítimo

Container Marítimo

Containers marítimos são reconhecidamente os mais procurados para todos os segmentos. Mas para que o investimento seja assertivo, é preciso conhecer detalhes mais condizentes quanto a segurança, durabilidade, e conforto dos usuários. Vejamos adiante os principais deles:

Saiba para qual projeto será utilizado, com documentação adequada

Container Marítimo

Containers marítimos podem ser usados em diversos segmentos da construção civil: canteiros de obras, lojas, estoque, entre outras estruturas que seriam utilizadas na alvenaria. E com opções distintas, nada mais normal do que trabalhar as adaptações que cada local exige.

Por exemplo: para restaurantes e construções temporárias, ele pode ter opções mais práticas de isolamento acústico e térmico. Por outro, lado se a intenção é ter um almoxarifado em um canteiro de obras, é mais adequado optar por opções mais simples.

Em ambos os casos, a escolha do container marítimo deve vir acompanhada da documentação que permite o início das obras, incluindo o alvará. Entre os documentos, você precisará detalhar:

  • topografia;
  • rede de esgoto;
  • rede de energia:
  • desenho estrutural.

Na base, ela é a mesma das construções em alvenaria. Contudo, o processo para adquirir o alvará pode ser mais difícil em algumas cidades devido a novidade do segmento. A Colmeia pode ajudá-lo neste processo de documentação.

Não esqueça dos revestimentos térmicos e acústicos

Continaer Marítimo

Para construções em containers voltadas ao uso constante do público, o revestimento térmico e acústico é mais do que fundamental: é obrigatório. Assim como a questão sanitária, a NR 18 também regulariza detalhes como revestimento e acabamento dos containers, seguindo a mesma base para as construções em alvenaria.

Adiante, segue a NR 18.17, que contempla a questão de revestimento.

“18.17.4. Os serviços de aquecimento, transporte e aplicação de impermeabilizante a quente e a frio devem estar previstos no PCMAT e/ou no PPRA e atender a NBR 9574:2008 ou alteração posterior.( Inclusão dada pela Portaria MTE 644/2013).

18.17.4.1. O equipamento para aquecimento deve ser metálico, possuir tampa com respiradouro de segurança, termômetro ou termostato, bem como possuir nome da empresa fabricante ou importadora e CNPJ em caracteres indeléveis e visíveis. ( Inclusão dada pela Portaria MTE 644/2013).”

Com a Colmeia, você garante a cobertura de todas essas normas com tranquilidade, uma vez que os containers marítimos já possuem o revestimento térmico e acústico em sua base.

Todos esses cuidados com o container marítimo são feitos com cautela pela Colmeia. Com experiência no mercado e linhas variadas de containers, você pode escolher aquele que se encaixa exatamente com suas necessidades. Para tanto, entre em contato conosco para ter todos os detalhes necessários para executar sua obra, com qualidades e segurança.

Link: Soluções em Containers marítimos