Publicado em 05/09/2018

Na Construção Civil, existe uma grande preocupação com o desperdício de materiais, geração de resíduos e cumprimento de prazos. Todos estes pontos estão diretamente relacionados ao canteiro de obras.

Um canteiro de obras eficiente, entre outros fatores, deve ser embasado em 3 pontos importantes:

Planejamento

Com a planta do projeto em mãos, o primeiro passo é sempre observar o terreno onde a obra será realizada e planejar onde será feita a entrada e saída de caminhões, a área onde os materiais serão descarregados, além de observar onde será feito o trânsito e a alocação dos trabalhadores envolvidos. Tudo isso sempre de acordo com as regras técnicas e regulamentadoras e conforme o porte e complexidade de cada projeto.

Mobilidade

Principalmente em obras de grande complexidade, em algum momento será necessário realocar o canteiro de obras para adequar o fluxo de trabalho. Para quem busca investir em mobilidade e durabilidade, a construção modular acaba sendo a melhor opção, visto que um canteiro de obras montado em determinado local pode, sem maiores dificuldades, ser realocado noutro espaço, garantindo praticidade e economia. Além disso, esta é uma prática sustentável que evita desperdício de materiais.

Organização

Muito mais do que simplesmente estética, um canteiro de obras organizado pode evitar acidentes para os trabalhadores e o desperdício de materiais, por isso a organização acaba sendo um dos principais aspectos de um canteiro eficiente.

 

O Grupo Colmeia possui soluções completas para um canteiro de obras eficiente, do planejamento à execução. Entre em contato conosco e saiba mais!