Publicado em 18/07/2018

Quando falamos em construção civil, sempre buscamos mais versatilidade, segurança, rapidez e adequação às mais diversas necessidades do projeto para que ele tenha sucesso. Pensando nisso, a construção modular é uma opção que costuma se destacar por todas essas características e por isso esta virando tendência, ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, trazendo uma série de benefícios e se adequando as mais diversas categorias de projetos. 

Antes de mais nada, você sabe exatamente do que se trata a construção modular? Se trata de um processo de construção que serve para diversas finalidades (comercial, residencial, hotelaria, etc), através de módulos pré-fabricados. Esses módulos pré-fabricados podem ser feitos de diversos materiais como concreto, metal, madeira, ou até mesmo de containers marítimos, trazendo assim, uma grande gama de opções para os projetos. Neste tipo de construção, etapas diferentes da obra como pisos, paredes e coberturas podem ser executadas simultaneamente, diferente de métodos tradicionais em que uma etapa precisa ser concluída para que a outra se inicie.

A ideia de que este tipo de construção é utilizada somente para projetos de caráter temporário, de curta duração ou eventos ficou no passado. Atualmente, é possível que plantas inteiras dos mais variados tipos projetos sejam inteiramente pré-fabricados e estejam prontas para a montagem no local designado. Seja em canteiros de obras, residências ou lojas, as construções modulares possuem um tempo de execução muito mais curto em comparação a outros métodos mais tradicionais, principalmente por possuírem fácil transporte, montagem simplificada e rápida, além de não sofrerem interferência de fatores climáticos para sua execução.

Outro grande destaque é a sua sustentabilidade. Considerada como uma construção limpa, esse processo reduz a geração de entulhos e o desperdício de materiais em até 1/3, o que diminui significativamente o impacto ao meio ambiente e custos para o projeto.

Quer saber mais sobre construção modular e como podemos utilizar esta tendência nos seus projetos? Entre em contato com o Colmeia e vamos juntos fazer um projeto modular mais inovador e sustentável para o seu negócio.