Publicado em 01/08/2018

A Copa do Mundo na Rússia terminou há pouco tempo, mas os projetos da próxima, no Qatar, estão a todo vapor. Desde a apresentação dos planos de mobilidade e obras a serem feitas para deixar o país pronto para receber os jogos e milhares de turistas, o ambicioso estádio Ras Abu Aboud foi um dos que mais se destacou.

Totalmente feito de containers marítimos, este estádio "quadrado curvado" de 40.000 lugares deve ser o primeiro do mundo totalmente desmontável. Todas os containers reutilizados serão modificados afim de incluir elementos como assentos removíveis, banheiros e estandes.

Pensando no legado que a Copa do Mundo irá deixar, a intenção dos idealizadores do projeto é que, após o Mundial, os materiais utilizados para montar o estádio sejam realocados, possibilitando inclusive a construção de ginásios e centros esportivos menores ao redor do país.

Além de tudo, a utilização de blocos de container marítimo cortará a quantidade de materiais necessários para a construção, o que também diminui significativamente o desperdício e o impacto ambiental em relação às obras convencionais. 

O estádio, que receberá partidas do Mundial até as quartas de final, deverá ficar pronto em 2020.